segunda-feira, 19 de março de 2012

Uma saudade chamada Mamonas Assassinas

Pois é... Ontem assisti um documentário sobre os Mamonas e chorei de rir, de tristeza e de saudade.

Carreira
A banda antes era chamada Utopia que fazia uns covers de bandas de rock da época, como Ultraje a Rigor, Guns N' Roses, Legião Urbana, Titãs, Paralamas do Sucesso... e conquistou o Rick Bonadio. A partir daí, decidiram mudar algumas coisas, começando pelo nome. Utopia virou Mamonas Assassinas do Espaço, reduzido para Mamonas Assassinas; gravaram três músicas e mandaram para algumas gravadoras, são elas: Pelados em Santos, Robocop Gay e Jumento Celestino; com elas acabou chamando a atenção de uma gravadora. Depois disso a carreira deles, como diria Luan Santana :P, foi um meteoro. Em pouquíssimo tempo eles começaram a aparecer em programas de rede nacional (Jô, Domingo Legal, Faustão, Xuxa, Programa Livre...) e sairam em turnê por todo país. Dos 27 Estados brasileiros, eles tocaram em 25, uma média de 8 shows por semana.
A trupe era formada por Dinho (vocalista), Samuel (baixista), Bento (guitarrista), Júlio (tecladista) e Sérgio (baterista). Os Mamonas também eram conhecidos por seu bom humor. Eles eram muuuuuito engraçados e irreverentes. O primeiro show oficial como M.A., tocaram de cueca, com discos de vinil na frente e atrás, só o Bento (japonês) que tinha o disco pequenininho, haha.
Eles eram de Guarulhos e, enquanto Utopia, sempre quiseram tocar no Thomeozão (um estádio onde acontecia os principais shows da cidade), mas o representante não só permitiu, como os dispensou. Dinho chamou todos os palavrões possíveis e disse que um dia ele ia implorar para eles tocarem lá e a situação ia inverter, a banda ia resolver se aceitaria ou não. Como diz aquele ditado: "Palavras são sementes!", eles foram chamados para tocar lá como Mamonas Assassinas. Quando anunciaram, eles entraram no ginásio como Utopia, com roupas normais, e falou que era um sonho deles tocar lá e abrir o show para uma banda como Mamonas Assassinas, depois voltaram vestidos como tal e acabou rolando um famoso e comentado desabafo do Dinho.
Eles venderam mais de 3 milhões de cds! Cerca de 100 mil cópias por dia! Vocês têm noção do que é vender isso tudo em uma época de transição do vinil para o cd? É o sonho de toda banda! O cachê deles tornaram-se um dos mais caros do país com apenas um cd gravado!
Os Mamonas já andavam de jatinho fretado e foram fazer um show em Brasília no dia 2 de março de 1996. Eles iam começar uma turnê em Portugal no dia seguinte, 3 de março, e também era aniversário do Dinho. Até que, na volta do show de Brasília, o jatinho que levava a banda, piloto, co-piloto e duas pessoas da equipe, chocou-se contra a serra da cantareira matando todos.
Sim... uma carreira que, como Mamonas Assassinas, durou pouco mais de 7 meses (julho 1995 - 2 de março de 1996), foi capaz de deixar um país inteiro de luto! O entenrro foi no dia 4 de março de 1996 e mais 65 mil fãs acompanharam.
E eu, que tinha quase 5 anos, lembro de tudo como se fosse ontem.Chorava tanto, que parecia que alguém da minha família tinha morrido. Era muuuuto fã deles, fiquei acordada para vê-los no Jô Soares 11 e meia, não perdia nada! Sabia todas as músicas e sonhava com um show aqui. 

O Acidente

Resumindo, era para fazer a curva para a direita, mas o piloto fez para a esquerda e aconteceu a tragédia. Como ele não sobreviveu para se defender, o Departamento de Aeronáutica Civil se pronunciou dizendo que foi uma "operação equivocada do piloto".

Polêmica

Após 15 anos (completados ano passado) da tragédia ter ocorrido, o programa do SBT Conexão Repórter, apresentado por Roberto Cabrini, entrevistou o pai do Dinho que soltou uma bomba! Ele disse que o Mamonas Assassinas ia acabar porque Dinho ia apresentar um programa de humor junto com Tom Cavalcanti.
Com certeza ia ser uma decepção para os fãs da banda, mas era melhor do que ter acontecido essa tragédia.

Imprensa = Urubus

Depois do acidente, a internet bombou com fotos dos corpos, o que foi uma falta de respeito enoooorme com os familiares, amigos e fãs dos meninos. Um ato totalmente desnecessário.
Mesmo assim, quem quiser ver, é super fácil de encontrar, não vou postá-las aqui, claro. Mas devo dizer que os encontrarão sem cabeça (Dinho, Piloto, Júlio), sem pernas (Samuel e Sérgio) e cortado ao meio (Bento).

Vou postar algumas fotos e o vídeo do documentário.
Crianças! Mesmo com apenas algumas músicas, Mamonas é ainda melhor que Restart, Cine, Rebelde e sei lá o que mais que vocês ouvem. Aproveitem! :)
=**

Mamonas Assassinas - The Movie - Forever


 Fotos:

Utopia
1º show como Mamonas Assassinas
Dinho (vocalista)
Dinho
Júlio (tecladista)
Samuel (baixista)
Sérgio (baterista - irmão do Samuel)
Bento (guitarrista)
Domingão do Faustão
Domingo Legal
:)

4 comentários: