sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Extraordinário

Extraordinário é da autora R. J. Palacio, publicado pela Intrínseca e, provavelmente, é o livro mais lindo e emocionante que você já leu/vai ler.
A história é contada do ponto de vista do August, carinhosamente chamado de Auggie por seus familiares e amigos, que nasceu com uma síndrome genética que acarreta uma deformidade facial. Devido a isso e a várias complicações médicas, Auggie passou por muitas cirurgias em seus 10 anos, o impedindo assim, de frequentar a escola, até que sua mãe achou o contrário. Estava na hora de ir para a escola.
Ele então, em meio ao medo, a ter que encarar um ambiente onde nunca esteve em contato com tantas crianças antes, tem essa missão de mostrar que por trás de uma aparência diferente existe um garoto normal.
"Sei que crianças comuns não fazem outras crianças comuns saírem correndo e gritando do parquinho. [...] Sabe o que eu acho? A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma."  - August, p. 11.
A linguagem utilizada é super simples, inclusive você tem realmente a sensação de que uma criança de 10 anos a escreveu. É possível ter a mesma sensação nos capítulos contados pelo ponto de vista da irmã, chamada Via, o namorado e a amiga da Via, e pelos amigos do Auggie.



Quando li, me apaixonei de cara. Comprei sabendo que era uma história legal, mas não imaginei que seria uma super lição de vida. Me fez rever alguns conceitos e pensar "onde estava esse livro quando fiz a 5ª série, gente?". Ele deveria ser adotado em todas as escolas, pois o livro se comunica com todas as faixas etárias e por se tratar de um tema bem comum na nossa realidade, mesmo que muitos não admitam, seja na escola, faculdade, igreja ou no trabalho, que é o pré-julgamento, a não-aceitação do diferente, quando esquecemos que não somos todos iguais.

"E, se fizerem isso, se forem apenas um pouco mais gentis que o necessário, alguém, em algum lugar, algum dia, poderá reconhecer em vocês, em cada um de vocês, a face de Deus." - Sr. Buzanfa, p. 303. 

Então é isso, espero que leiam esse livro que é extraordinário, que eu amei muito e com certeza está na lista dos meus preferidos. 
Lembro que estava louca para comprá-lo, daí o encontrei no Hiper e li em dois dias de tão legal, fofinha e gostosinha que é a leitura dele.

Até a próxima! :*

2 comentários:

  1. Já ouvi milhares falar desse livro, mas nunca o comprei. Não li nenhuma pessoa dizer que não é incrível! Eu gosto de livros que mudem a gente. Que chacoalhem nosso coração de um jeito que a pessoa que termina o livro não seja igual a pessoa que começou a lê-lo. Já está na minha lista!

    www.eurenata.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você encontrou o livro certo!
      E que lindo seu comentário!
      Beijo, Renata! =))

      Excluir